Policiais militares que integram a Patrulha Escolar e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) receberam, na manhã desta quinta-feira (20), o certificado de “Menção Honrosa” pelo trabalho prestado em Marechal Cândido Rondon. A homenagem foi concedida pelo Poder Legislativo municipal, após aprovação unânime na sessão da última segunda-feira (17). A iniciativa foi dos vereadores Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton) e Marcos Roberto Spohr (Sargento Spohr).
A solenidade contou com a presença de autoridades como o prefeito Adriano Backes, o presidente da Câmara, Valdir Sachser, e demais vereadores, além de familiares e convidados. Durante os discursos, os parlamentares destacaram a importância da atuação dos homenageados na proteção dos estudantes e na promoção de um ambiente escolar mais seguro.
Os policiais homenageados foram o 3º sargento Frantchesco Luisi Nettson, o cabo Alan Diogo Schons (representado na cerimônia por sua mãe, Irse Schons) e a soldado Thaís Campos Lambert, todos integrantes do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), além da soldado Josenalei de Oliveira, instrutora do Proerd.
O BPEC desempenha um papel essencial na segurança das instituições de ensino estaduais, municipais e particulares, além dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), realizando policiamento preventivo, palestras e mediação de conflitos. Já o Proerd, ministrado pela soldado Josenalei, atende anualmente cerca de 800 alunos do 5º ano do ensino fundamental, ensinando valores de cidadania e conscientização sobre os riscos do uso de drogas e da violência.
Durante a cerimônia, o vereador Coronel Welyngton ressaltou a relevância da homenagem como forma de reconhecimento ao trabalho dos agentes. “É fundamental a gente valorizar os policiais que defendem a sociedade diariamente”, afirmou. Ele ainda destacou que ações como essa reforçam a importância da atuação conjunta entre as forças de segurança e a comunidade escolar.