Cidades Comissão de ética
Câmara de Marechal Rondon deverá instalar Comissão de Ética na próxima segunda-feira
Criação do grupo abre caminho para possível Comissão Processante em casos de infração parlamentar
21/03/2025 11h08
Por: João Livi
A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon deverá ter agora a sua Comissão de Ética instalada. (Foto: Divulgação)

Na sessão da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, na próxima segunda-feira (24), deverá ser instalada oficialmente a Comissão de Ética da Casa. A criação do grupo deve ser proposta pelo presidente do Legislativo, Valdir Sackser, em conformidade com o regimento interno.

Apesar de prevista no regulamento da Câmara, a Comissão de Ética não havia sido composta anteriormente junto às demais comissões parlamentares. Com sua constituição, o Legislativo municipal passa a contar com um instrumento formal para analisar eventuais condutas inadequadas de vereadores.

A instalação do grupo ocorre em um momento de desajustes no ambiente político da Casa, o que levanta a hipótese de que a iniciativa esteja ligada a recentes episódios de tensão entre parlamentares. Caso sejam identificadas infrações éticas por parte de algum vereador, a Comissão de Ética poderá abrir caminho para a criação de uma Comissão Processante, responsável por avaliar e, se necessário, aplicar penalidades cabíveis.

A definição dos membros da comissão será um dos pontos de destaque na pauta da sessão de segunda-feira, podendo impactar diretamente a condução dos trabalhos legislativos nos próximos meses.

Prerrogativas da Comissão de Ética

As funções da Comissão de Ética são:

E a Comissão Processante

Já a Comissão Processante tem as seguintes finalidades: