Na próxima quinta-feira (20), um importante encontro acontecerá em Santa Helena, no Oeste do Paraná, reunindo especialistas e gestores para discutir a preservação e o monitoramento das águas subterrâneas na região. A Itaipu Binacional, em parceria com o Itaipu Parquetec e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), promoverá uma reunião com a participação de representantes da Sanepar e de diversos municípios que integram a Bacia do Rio Paraná – 3, entre eles Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes e Mercedes.
O evento, agendado para às 14h, no escritório da Itaipu em Santa Helena, tem como principal objetivo a apresentação dos resultados do projeto Hidrosfera. Esta iniciativa, que se destaca pela relevância na área de gestão hídrica, busca avançar nas pesquisas sobre as águas subterrâneas e, em particular, sobre o Aquífero Serra Geral, uma das maiores reservas de água subterrânea do Brasil. O encontro incluirá a exibição de um painel com dados detalhados de monitoramento do aquífero, além do lançamento do Atlas Hidrogeoquímico do Aquífero Serra Geral.
O projeto Hidrosfera, que integra esforços das instituições envolvidas, visa não apenas o monitoramento, mas também a conscientização sobre o uso sustentável dos recursos hídricos. Participarão do evento os gerentes das regionais da Sanepar de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu, além de especialistas nas áreas de Hidrogeologia e Inovação da companhia de saneamento.
Antes do encontro na Itaipu, também na quinta-feira pela manhã, representantes da Itaipu, Itaipu Parquetec e UFPR participarão de uma sessão na Câmara de Vereadores de Santa Helena, a partir das 8h30, a convite da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do município. Durante a reunião, será discutida a importância do monitoramento das águas subterrâneas, com foco na gestão responsável e no uso consciente desses recursos essenciais.
O encontro na Câmara também incluirá a apresentação de uma proposta de plano de ação para a criação de estratégias municipais voltadas à gestão das águas subterrâneas. O evento contará com a participação de representantes de cooperativas, da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), do IAT (Instituto Ambiental do Paraná), além de agricultores, a prefeitura e a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
O projeto Hidrosfera tem como uma de suas metas principais a divulgação de informações e o engajamento da sociedade no tema da preservação dos recursos hídricos. A conscientização sobre a importância do monitoramento e cuidados com as águas subterrâneas é um ponto central da iniciativa, que busca garantir o uso responsável desses recursos para as futuras gerações.