Blogs e Colunas Conduta
Interessado na conduta
Tarcísio Vanderlinde*
17/03/2025 10h00
Por: João Livi
Tarcisio Vanderlinde.

Não pense que estou indo mais rápido do que estou na realidade. Ainda não estou nem perto do Deus da teologia cristã. Tudo o que obtiver até aqui é a evidência de Algo que dirige o universo e que se manifesta em mim como uma lei que me incita a praticar o certo e me faz sentir incomodado e responsável pelos meus erros.

Segundo me parece, temos de supor que esse Algo é mais parecido com uma mente do que com qualquer outra coisa conhecida – porque, afinal de contas, a única outra coisa que conhecemos é a matéria, e ninguém jamais viu um pedaço de matéria dar instruções a alguém.

[...] Descobrimos mais coisas a respeito de Deus a partir da Lei Moral do que a partir do universo em geral, da mesma forma que sabemos mais a respeito de um homem quando conversamos com ele do que quando examinamos a casa que ele construiu.

Partindo desse segundo vestígio, concluímos que o Ser por trás do universo está muitíssimo interessado na conduta correta – na lealdade, no altruísmo, na coragem, na boa fé, na honestidade e na veracidade.

[...] Deus é o nosso único alento, mas também nosso terror supremo; é a coisa de que mais precisamos, mas também da qual mais queremos nos esconder. É nosso único aliado possível, e tornamo-nos seus inimigos.

Certas pessoas parecem pensar que o encontro face a face com o Bem absoluto seria divertido. Elas devem pensar melhor no que dizem. Estão brincando com a religião. O bem pode ser o maior refúgio ou o maior perigo, dependendo de como reagimos a ele. E temos reagido mal.


Adaptado da obra “Cristianismo puro e simples” de C. S. Lewis (1898-1963). Lewis é autor da notável série literária “As crônicas de Nárnia”.

tarcisiovanderlinde@gmail.com