Brasil Em desaprovação
Desaprovação ao governo Lula cresce e atinge 55%, aponta pesquisa
Avaliação negativa do presidente sobe nove pontos percentuais desde dezembro de 2024
14/03/2025 09h28
Por: João Livi Fonte: Ipsos-Ipec
A pesquisa aponta que 55% dos entrevistados avaliam negativamente a gestão do presidente Lula. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Mais da metade dos brasileiros desaprova a maneira como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está conduzindo o país, segundo levantamento realizado pelo instituto Ipsos-Ipec. Divulgada nesta quinta-feira (13), a pesquisa aponta que 55% dos entrevistados avaliam negativamente a gestão do petista, enquanto 40% a aprovam. Outros 4% não souberam ou preferiram não responder.

O crescimento da desaprovação é significativo em relação à última pesquisa, realizada em dezembro de 2024, quando o índice era de 46%. Isso representa um aumento de nove pontos percentuais. No mesmo período, a taxa de aprovação caiu sete pontos, passando de 47% para os atuais 40%.

Metodologia

A pesquisa foi conduzida entre os dias 7 e 11 de março de 2025, com entrevistas presenciais realizadas com 2.000 eleitores em 131 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Perfil dos entrevistados

O levantamento também identificou diferenças significativas nos níveis de aprovação e desaprovação do governo entre diferentes segmentos da população.

A aprovação ao governo Lula é maior entre:

Já a desaprovação ao governo é mais expressiva entre:

A pesquisa reflete um momento de crescente polarização política no Brasil, com um aumento expressivo da desaprovação ao governo federal em pouco mais de três meses. O resultado também evidencia diferenças regionais e socioeconômicas na percepção da população sobre a gestão Lula.