Marechal Cândido Rondon esteve representado na 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, que aconteceu nos dias 12 e 13 de março, no Centro de Eventos Positivo, em Curitiba. A participação do município decorre da Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizada em dezembro de 2024, na qual foram definidas propostas e diretrizes que agora são debatidas na etapa estadual antes de serem encaminhadas à Conferência Nacional.
O evento em Curitiba reúne representantes da sociedade civil, setor produtivo e poder público, com o tema central "Emergência Climática". O objetivo é fortalecer o debate sobre políticas ambientais e climáticas no estado. Entre os representantes do poder público municipal de Marechal Cândido Rondon estão o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Marciel Evandro Escher, a chefe de divisão Sandra de Oliveira e o engenheiro ambiental Marcos José Chaves.
Além do poder público, a sociedade civil rondonense também está presente com Marta Schumacher e César Roberto Scheffler, que contribuem com suas experiências e perspectivas nas discussões.
As propostas elaboradas na etapa municipal refletem os desafios e oportunidades locais, priorizando soluções inovadoras para adaptação climática, transição para uma economia de baixo carbono e preservação dos biomas paranaenses. A conferência estadual é um passo fundamental para alinhar essas diretrizes às metas nacionais e internacionais, especialmente com a COP 30, que será realizada no Brasil em 2025.