Fenômeno visual que se manifesta como uma mudança de cores conforme o ângulo de visão ou iluminação, a chamada iridescência é uma das inspirações que representam os comportamentos de adaptabilidade e constante mutação, essenciais para o êxito no ambiente de negócios. Com esse conceito, foi lançada na última quinta-feira (1º) a sétima edição do Guia de Tendências, publicação do Sebrae/PR que traz 31 tendências que impactam nos negócios e no mercado para as micro e pequenas empresas.
O Guia foi lançado em evento realizado na sede da Regional Curitiba do Sebrae/PR, com transmissão ao vivo para todo o Estado. A edição impressa do material foi entregue no evento e está disponível nas unidades do Sebrae/PR em Cascavel, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa. Também é possível fazer download da versão digital.
Diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto destacou o trabalho da equipe na elaboração do Guia, que é distribuído gratuitamente com objetivo de ampliar os horizontes dos pequenos negócios.
“A nova edição acaba confirmando algumas tendências que já estavam presentes, mas que ressurgem sob uma nova perspectiva, um olhar a respeito do comportamento de consumo e de como o mercado está se movimentando em torno do consumidor, como a sociedade se comporta e qual o reflexo disso em relação aos negócios. É essa reflexão que a gente quer trazer para o empresário”, convida.
Rodrigo Schmidt, coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio PR, esteve presente no evento para conhecer, em primeira mão, as 31 novas tendências.
“O Guia de Tendências tem essa função de sintetizar, dentro do nosso mercado e realidade paranaense, os movimentos que estão em alta no Brasil e no mundo. É por isso que fazemos questão de sempre distribuir o guia para nossos associados, para se manterem atualizados com esse estudo que mobiliza a equipe do Sebrae/PR”, diz.
O evento contou ainda com apresentações de Mauricio Reck, Bianca Scharneski e João Luis de Moura, consultores do Sebrae/PR, sobre algumas das principais tendências de 2024, além de uma instalação live painting do artista Fred Freire e a participação do DJ Lucas Nonose, especialista em discotecagem em vinil.
Leque de possibilidades
Com uma linguagem simples e direta, o objetivo do Guia de Tendências é democratizar o estudo de tendências, convidando os empreendedores a enxergar novas oportunidades, criar novas estratégias e se diferenciar no mercado. Isso inclui também algumas tendências geracionais, de comportamento e consumo com potencial de moldar o mercado nos próximos anos.
Confeiteira há cinco anos, Rosana Corrêa participou do evento e já conhecia o Guia de Tendências. “O guia abre a nossa mente sobre o leque de possibilidades que podemos aplicar em nossos negócios, vendo o que está em alta na confeitaria e gastronomia, no meu caso. Também nos ajuda no planejamento estratégico para as vendas. Acredito que o empreendedor que toma contato com o guia e as palestras oferecidas pelo Sebrae/PR acaba saindo na frente, porque consegue se antecipar”, avalia.
A empreendedora Daniela Silva Montano, do ramo de comércio, participou pela segunda vez do lançamento do estudo. “Além do que é apresentado no Guia de Tendências, desde o momento da chegada a gente já vê ideias diferentes em prática. Elas acrescentam muito para a gente, principalmente para um empreendedor pequeno muito envolvido em tudo que tem que ser administrado numa empresa. Outra coisa que me chamou atenção foi repensar os espaços físicos e a necessidade de se pertencer a uma comunidade”, afirma.
Já Carla Siqueira Martins é empreendedora na área de educação, como consultora, e participou do Safári Urbano, uma das experiências relacionadas ao Guia de Tendências. “Achei incrível, porque o safári mostra as tendências na prática já no mercado de Curitiba. Isso faz com que a gente expanda as possibilidades do nosso próprio negócio. Lembro que, do guia do ano passado, me chamou a atenção a alta no mercado pet, dentro da tendência dos animais como parte da família. Eu trabalho com moda também, com marketing, e percebo desde a questão fashion dos cachorros até alimentação, hotel, a gama de serviços e produtos é cada vez mais diversa".
Seis pilares
O Guia de Tendências é dividido em seis pilares:
- Consumo em transição: fala sobre como os clientes se relacionam com o mercado, não sendo mais apenas transações de compra e venda, mas tudo o que envolve o consumo;
- Emergências emergentes: tendências já conhecidas, mas que se mostram presentes e exigem ações por parte dos empreendedores;
- Personalização generalizada: sobre a importância de se conhecer o público e pensar em estratégias de ofertas personalizadas, conhecer a diversidade geracional e os valores dos consumidores;
- Impulso tech: dados, inteligência artificial, realidade aumentada, biotecnologia e universos virtuais compõem as tendências deste pilar;
- Reconexão humana: contraponto entre um mundo extremamente conectado e a carência de conexões humanas e bem-estar;
- Reinventando a gestão: mais do que a oferta final de um produto ou serviço, a gestão tem ganhado atenção do público, em relação às marcas, comunicação e transparência são palavras-chaves nas tendências deste pilar.
Acesse o Guia de Tendências 2024 pelo link https://sebraepr.com.br/tendencias/
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR
Telefones: (45) 99964-4457 | (41) 33305895
https://pr.agenciasebrae.com.br/