Mundo Megaterminal
Cofco inaugura megaterminal no porto de Santos
Investimento bilionário e estrutura inovadora consolidam porto como o maior do Brasil em movimentação dinâmica
05/03/2025 11h57
Por: João Livi
(Foto: Divulgação)

A Cofco International, gigante chinesa do setor agroindustrial, está prestes a iniciar as operações de seu novo terminal portuário em Santos, considerado o maior porto dentro do porto santista. O projeto, que consumiu um investimento direto de R$ 1,64 bilhão e mais R$ 1,2 bilhão na aquisição de 979 vagões e 23 locomotivas, faz parte de um plano estratégico chinês iniciado oficialmente em 2007, com o objetivo de garantir segurança alimentar por meio da expansão da agricultura global.

A previsão é que o terminal opere inicialmente com uma capacidade de movimentação de 8 milhões de toneladas anuais em 2025, sendo 5,5 milhões destinadas à soja e ao milho, e 2,5 milhões ao açúcar. Quando plenamente operacional, até o final deste ano, o terminal terá capacidade para movimentar até 14 milhões de toneladas anuais.

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Segundo Luiz Noto, CEO da Cofco International no Brasil, essa estrutura se tornará "o maior porto em movimentação dinâmica de Santos" e concentrará toda a operação de cargas da empresa. A expansão da Cofco reforça o papel do Brasil como um dos principais fornecedores globais de commodities agrícolas.

Estratégia global e impactos logísticos

O vice-presidente da Cofco International, Yunchao Wang, destacou que a atenção da companhia está voltada para Santos, deixando em segundo plano outras opções logísticas, como o megaporto de Chanqay, no Peru. A escolha reforça a importância do Brasil como hub estratégico para a segurança alimentar chinesa.

O novo terminal operará majoritariamente com navios que seguirão a rota pelo Cabo da Boa Esperança, na África, evitando riscos geopolíticos em outros trajetos, como o Canal do Panamá. A concessão de 98 mil metros quadrados obtida pela Cofco em leilão tem vigência de pelo menos 25 anos, garantindo estabilidade para a operação.

Além disso, a empresa planeja avançar na automação logística dentro do porto, especialmente no transporte ferroviário, seguindo padrões utilizados na China e no Peru.

Compromisso ambiental e crescimento no Brasil

Com presença no Brasil desde 2014, quando adquiriu o controle da holandesa Nidera, a Cofco International cresceu rapidamente no país por meio de aquisições e parcerias locais. Atualmente, dois terços de seus 11 mil funcionários estão no Brasil. Em 2024, a empresa alcançou a 14ª posição entre as maiores empresas do país, de acordo com o ranking Valor/Serasa/FGV.

Noto destacou que a aquisição de vagões e locomotivas reforça o compromisso da Cofco com uma logística mais sustentável, alinhada às prioridades ambientais da China. "O investimento em ativos ferroviários permite que a Cofco cresça de forma sustentável, reforçando nosso compromisso com o agronegócio brasileiro e a redução de emissões", afirmou.

Como marco da inauguração, o primeiro embarque previsto para a China contará com 1,5 milhão de toneladas de soja certificada como livre de desmatamento, sinalizando a aposta da Cofco em um modelo de negócio mais responsável ambientalmente.

Competitividade no mercado global

A Cofco International concorre diretamente com gigantes do setor, como Cargill e Bunge, e busca diferenciação por meio da sustentabilidade e inovação logística. Um estudo da Universidade Renmin, de Pequim, publicado em 2023, reforça a importância de ampliar a presença da Cofco no mercado de commodities, incluindo operações em mercados futuros, para garantir estabilidade no fornecimento global, especialmente diante de crises como a guerra na Ucrânia.

Com o novo terminal em Santos, a Cofco consolida sua posição no Brasil e amplia sua influência no mercado agroindustrial global, reafirmando o país como um parceiro estratégico essencial para a segurança alimentar da China.