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Porto de Paranaguá amplia capacidade de movimentação com novo calado
Alteração permite o transporte de mais contêineres por navio e reforça a competitividade do terminal paranaense
02/03/2025 09h10
Por: João Livi Fonte: Portos do Paraná
Porto de Paranaguá amplia capacidade de movimentação de contêineres com novo calado. (Foto: Claúdio Neves/Portos do Paraná)

A produtividade do Porto de Paranaguá recebeu um novo impulso com a atualização do calado operacional para navios porta-contêineres. O limite máximo passou de 12,6 metros para 12,8 metros, possibilitando um incremento médio de 160 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por embarcação. A medida entrou em vigor nesta sexta-feira (28), conforme estabelecido na Portaria nº 014/2025 da Norma de Tráfego Marítimo e Permanência nos Portos de Paranaguá e Antonina.

A mudança foi autorizada pela Marinha do Brasil, com anuência da Autoridade Portuária e da praticagem local. "Essa atualização é parte do trabalho contínuo que desenvolvemos desde 2019 para tornar o porto mais eficiente e competitivo no mercado global", afirmou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.

Impacto no comércio internacional

O Porto de Paranaguá desempenha papel estratégico no escoamento da produção nacional, sendo o principal corredor de exportação de frango congelado do mundo e abrigando o maior pátio de contêineres refrigerados da América do Sul, com 5.268 tomadas elétricas. Em 2024, o terminal movimentou 1.558.450 TEUs, um aumento de 24% em relação a 2023. A carne de aves congeladas liderou as exportações, representando 30,5% das cargas, enquanto os plásticos e produtos químicos inorgânicos corresponderam a 31,4% das importações.

Expansão progressiva

O novo aumento de calado se soma a avanços recentes. Em novembro de 2024, o limite operacional passou de 12,3 metros para 12,6 metros, permitindo a inclusão de mais 220 TEUs por navio. Além disso, outros berços e píeres também tiveram suas profundidades ampliadas para melhorar a movimentação de cargas.

Os berços 201, 202 e 204, responsáveis pelo escoamento de granéis sólidos e carga geral, passaram de 12,8 metros para 13,1 metros. O mesmo ocorreu com os berços 209, 211, 212, 213 e 214, voltados para a movimentação de fertilizantes e exportação de grãos. Parte do berço 208 teve seu calado expandido de 11 metros para 13,1 metros. Dois píeres externos também foram beneficiados pela ampliação, elevando a capacidade de movimentação de granéis líquidos e fertilizantes.

Segurança e infraestrutura

O aumento da profundidade operacional só foi possível graças à remoção de parte da formação rochosa da Pedra da Palangana, concluída em novembro de 2024. Com a retirada de cerca de 20 mil metros cúbicos de rocha, a passagem entre o canal de acesso ao porto e a bacia de evolução foi ampliada, garantindo mais segurança e eficiência nas manobras.

A obra seguiu os critérios do licenciamento ambiental federal nº 1144/2016, emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e reduziu significativamente os riscos à navegação na área.

Com as recentes melhorias, o Porto de Paranaguá reforça sua posição como um dos principais hubs logísticos do Brasil, ampliando sua capacidade de atendimento e consolidando-se como referência no transporte marítimo de cargas.