Meio Ambiente Novo tarifário
Em audiência pública, SAAE apresenta nova estrutura tarifária para Marechal Cândido Rondon
Nova estrutura privilegia quem gasta menos
20/02/2025 08h41 Atualizada há 1 mês
Por: João Livi
A apresentação do novo modelo tarifário do SAAE foi apresentado em audiência pública realizada na Câmara Municipal. Imagens: João Livi

Na tarde de quarta-feira (19), a Câmara Municipal de Vereadores de Marechal Cândido Rondon foi palco de uma importante audiência pública promovida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), onde foi apresentada a nova estrutura tarifária para o sistema de água e esgotos do município. A apresentação contou com a presença de membros do órgão regulador ORCISPAR (Órgão Regulador de Saneamento do Paraná), entidade responsável pela regulação do saneamento básico, incluindo abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana.

Anderson Loffi Schmoeller, diretor do SAAE, coordenou os trabalhos e justificou a reestruturação tarifária, ressaltando o trabalho da equipe técnica da autarquia para elaborar a nova estrutura. Ele destacou que a tarifa de água e esgoto não é reajustada há dois anos, o que tornou necessária a revisão dos valores cobrados.

Os membros do ORCISPAR detalharam a nova estrutura tarifária, justificando as mudanças com base na estrutura vigente, nos custos operacionais e de capital, nos investimentos planejados, nas fontes de financiamento disponíveis e na capacidade de pagamento dos usuários. As alterações estão em conformidade com os parâmetros estabelecidos pelas Leis Federais nº 11.445/2007 e 14.026/2020, além do Decreto Federal nº 7.217/2010.

Pela proposta apresentada, a estrutura tarifária contará com uma taxa mínima baseada na estimativa independente do consumo. Essa nova estrutura extingue o consumo mínimo presumido e implementa uma cobrança progressiva, na qual a tarifa aumenta conforme o consumo. Além disso, a tarifa passa a ter duas partes: a fixa (TDS), um valor mensal independente do consumo, e a variável, baseada no consumo real. Também foram criadas novas categorias de usuários, considerando critérios econômicos e sociais.

Nova Constituição Tarifária de Água e Esgoto em Marechal Cândido Rondon

Categoria Comercial:

Categoria Industrial:

Categoria Residencial:

Categoria Produtor Rural:

Categoria Multi-Mista (Predominantemente Residencial):

Categoria Pequeno Comércio:

Necessários investimentos

O prefeito Adriano Backes esteve presente na audiência e destacou a importância da participação da comunidade na discussão do novo tarifário. Ele expressou preocupação com o atual momento econômico enfrentado pela população, mas enfatizou a necessidade da reformulação tarifária pelo SAAE. Segundo o prefeito, o planejamento busca reduzir os valores cobrados para os consumidores de menor consumo. Além disso, ele ressaltou a urgência de investimentos para a ampliação da rede de esgoto, que atualmente atende apenas 40% da área urbana de Marechal Cândido Rondon. Entre as prioridades, está a expansão da rede na região norte da cidade, abrangendo a bacia do Rio Arroio Fundo, um dos principais afluentes responsáveis pelo abastecimento de água potável.