Geral Simpósio de Saúde
Marechal Cândido Rondon sediará Simpósio Municipal de Saúde do Trabalhador
Evento será realizado no dia 15 de fevereiro, reunindo especialistas, empresários e trabalhadores para debater a segurança e bem-estar no ambiente profissional
05/02/2025 16h42 Atualizada há 2 meses
Por: João Livi Fonte: Prefeitura Municipal

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon promoverão, no dia 15 de fevereiro, das 8h às 12h, no auditório da Acimacar, o Simpósio Municipal de Saúde do Trabalhador. O evento terá como tema "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano" e será uma etapa municipal preparatória para a 6ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (6ª CESTT) e a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT).

O simpósio busca promover um amplo debate sobre a saúde ocupacional, envolvendo profissionais da área, empresários e trabalhadores na construção de propostas para fortalecer políticas públicas voltadas à prevenção e ao bem-estar no ambiente corporativo. Durante o evento, serão abordados temas como prevenção de doenças ocupacionais, qualidade de vida no trabalho e estratégias para garantir um ambiente mais seguro. Além disso, serão escolhidos delegados que representarão o município nas conferências regional, estadual e nacional sobre o tema.

A programação inclui palestras ministradas por especialistas, debates sobre legislação e a apresentação de boas práticas que podem ser implementadas nas empresas para reduzir riscos e promover a segurança no trabalho.

Importância da saúde ocupacional

Segundo os organizadores, a expectativa é que o evento impulsione novas ações para melhorar as condições de trabalho e fortalecer as políticas de saúde do trabalhador no município.

"A saúde ocupacional desempenha um papel essencial na qualidade de vida dos trabalhadores e no desenvolvimento econômico local. Iniciativas como este simpósio fomentam uma cultura de prevenção e segurança, reduzindo os riscos de acidentes e doenças ocupacionais"

- destacou a secretária de Saúde, Marciane Specht.