O prazo para pagamento do IPVA 2025 para veículos com placas finais 3 e 4 se encerra nesta segunda-feira, 27 de janeiro. A data é válida tanto para aqueles que optarem pela quitação em parcela única, com desconto de 6%, quanto para quem preferir dividir o valor em cinco vezes. Essa é uma oportunidade importante para os contribuintes ajustarem suas obrigações fiscais sem encargos adicionais.
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) divulgou recentemente um novo calendário de vencimentos após instabilidades no sistema de pagamentos. A medida buscou assegurar que nenhum contribuinte fosse prejudicado pelos problemas técnicos. A alteração afetou os vencimentos das primeiras parcelas, mas manteve inalteradas as datas das demais, de fevereiro a maio.
Confira o calendário atualizado:
Já as datas das parcelas seguintes permanecem como inicialmente previstas, encerrando o cronograma no final de maio.
Para evitar transtornos, a Receita Estadual orienta os contribuintes a emitirem as guias de recolhimento (GR-PR) exclusivamente por meio dos canais oficiais, como o Portal do IPVA, o Portal de Pagamentos de Tributos ou o aplicativo “Serviços Rápidos”, disponível para iOS e Android.
Atenção redobrada deve ser dada ao surgimento de sites fraudulentos que oferecem falsos acessos às guias de pagamento. A recomendação é que o contribuinte evite clicar em links enviados por mensagens ou e-mails e sempre confira se o endereço do site termina com “.pr.gov.br”. Além disso, o comprovante de pagamento deve trazer como destinatário “Governo do Paraná Secretaria de Estado da Fazenda”.
O IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação do Paraná, ficando atrás apenas do ICMS. Para 2025, a Receita Estadual prevê a arrecadação de R$ 6,78 bilhões com o tributo, valor calculado sobre uma frota tributável de mais de 4 milhões de veículos. Por lei, 50% desse montante é destinado aos municípios de origem dos veículos, enquanto o restante é aplicado em áreas estratégicas, como saúde, educação e segurança pública.
A alíquota geral do IPVA no Paraná é de 3,5% para carros e motos e 1% para veículos como ônibus, caminhões e utilitários a gás natural veicular (GNV).
O atraso no pagamento do IPVA impede a emissão do Certificado e Licenciamento do Registro do Veículo (CRLV), documento obrigatório para circulação. Além disso, veículos em situação irregular podem ser multados, retidos pelas autoridades de trânsito e impossibilitados de transferência de propriedade até a regularização.
Para evitar transtornos, regularize o IPVA em dia e aproveite as vantagens do pagamento antecipado