Cidades Câmara Jovem
Câmara Jovem inicia nova fase com comissão renovada em Marechal Rondon
Estudantes terão a oportunidade de vivenciar a democracia com a retomada do programa em 2025
23/01/2025 14h17 Atualizada há 3 meses
Por: João Livi

A Câmara Jovem de Marechal Cândido Rondon começa o ano com uma nova comissão organizadora, oficializada pela Portaria 12/2025, publicada recentemente pelo Poder Legislativo municipal. Assinada pelo presidente da Câmara, vereador Valdir Sachser (Valdirzinho), a portaria estabelece os integrantes que irão conduzir o programa durante 2025.

O vereador João Eduardo dos Santos (Juca), autor do projeto que deu origem à Câmara Jovem em 2021, foi reconduzido à presidência da comissão. "Fico feliz em retornar à presidência da Câmara Jovem e agradeço ao vereador Valdirzinho por essa oportunidade. Nosso objetivo é ampliar a participação dos jovens nas práticas políticas e fortalecer a vivência democrática", destacou Juca.

O vereador João Eduardo dos Santos (Juca), autor do projeto que deu origem à Câmara Jovem em 2021, foi reconduzido à presidência da comissão. Foto: Assessoria/Câmara

Além dele, compõem a comissão o assessor parlamentar Mario Vinícius de Oliveira de Freitas, o diretor administrativo Anderson Clayton Petry, o procurador jurídico Victor Eduardo Bertoldi, o oficial legislativo Luis Carlos Diesel e o jornalista Cristiano Viteck, todos ligados ao Legislativo.

Próximos passos e cronograma

A comissão organizadora tem o prazo de 30 dias para apresentar o cronograma de atividades, que incluirá o processo de seleção dos novos vereadores mirins e as ações previstas para o ano. O vereador Juca confirmou que o processo de escolha ocorrerá em fevereiro, abrindo espaço para jovens entre 13 e 18 anos, matriculados do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, em escolas públicas e privadas.

Instituída pela Lei Municipal 5.226/2021, a Câmara Jovem promove o exercício da cidadania e aproxima os estudantes do funcionamento do parlamento. Com legislaturas de um ano e encontros mensais, o programa visa estimular a participação política e desenvolver o senso crítico dos jovens.

Um projeto para o futuro

Para o vereador Juca, a Câmara Jovem vai além de uma simples iniciativa educacional. "Estamos plantando sementes para formar cidadãos conscientes e participativos. A experiência parlamentar oferece uma compreensão prática sobre democracia e políticas públicas", afirmou.