Agronegócio Pecuária
Sebrae/PR e criadores da raça Angus firmam parceria para inovação na pecuária
Objetivo é ampliar a capacidade de produção de carne e ter maior precisão nos dados genéticos de desempenho
25/07/2024 10h47
Por: Assessoria Fonte: Assessoria
Assinatura do convênio aconteceu na sede do Sebrae/PR, em Curitiba. (Foto: Eduardo Pereira)

Uma parceria voltada para a inovação e tecnologia na pecuária que vai atender produtores de todo o Estado. O Sebrae/PR e o Núcleo de Criadores da Raça Angus do Oeste do Paraná realizaram a assinatura em Curitiba, na última semana. 

Segundo Caren Santos, coordenadora de Agronegócio do Sebrae/PR, a importância desta parceria reside na promoção da inovação na pecuária paranaense, através da adoção de tecnologias avançadas que impactam na produtividade e qualidade da carne. 

“Um dos segmentos prioritários da estratégia de atuação do Sebrae/PR no setor do agronegócio é a proteína animal, e a carne bovina de corte é um dos produtos diferenciados que queremos destacar no mercado. Dessa forma, essa parceria busca fomentar a inovação no segmento e estimular o associativismo entre os criadores da raça Angus do Paraná”, destacou.  O contrato de parceria estabelece abrangência em 22 municípios do Paraná. 

A parceria prevê a prestação de serviços técnicos, através do programa de estímulo à inovação Sebraetec, para aplicação de tecnologias de ultrassonografia de carcaça e avaliação genômica, visando melhorar o processo de criação do gado e contará com o apoio do Núcleo de Criadores de Angus para mobilização dos criadores do Paraná.

Agassiz Linhares Neto, presidente do Núcleo de Criadores de Angus do Oeste do Paraná, completa que a cooperação entre o Núcleo, a Associação Brasileira de Angus e o Sebrae/PR vai acelerar o melhoramento genético do rebanho bovino do Paraná. Com ferramentas como exames de ultrassom de carcaça e genômica, segundo Agassiz, o tempo necessário para alcançar melhorias significativas será reduzido de oito a dez anos para três a quatro anos.

Para ele, isso permitirá aos produtores aumentarem a eficiência na conversão alimentar e a qualidade da carne produzida, aproximando o Brasil dos níveis de produção dos Estados Unidos. 

“Essa parceria permitirá que pequenos produtores acessem tecnologias avançadas, tornando-os competitivos no mercado internacional e melhorando a rentabilidade da produção”, reforçou. 

Presenças

A cerimônia de assinatura do contrato contou com a presença da Maria Angélica Rebellato Linhares, representante da Diretoria e Comissão Feminina do Sindicato Rural de Cascavel; José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR; César Rissete, diretor-técnico do Sebrae/PR e Weliton Perdomo, gerente de Competitividade Setorial do Sebrae/PR.