Em uma série de intervenções voltadas à melhoria da mobilidade urbana, a Secretaria de Mobilidade de Marechal Cândido Rondon anunciou a remoção de rotatórias na rua Dom João VI. A iniciativa, que integra o planejamento de transformação da via em mão única, já está alterando a dinâmica do trânsito na região e requer atenção redobrada dos motoristas.
Recentemente, as rotatórias localizadas nos cruzamentos da rua Dom João VI com as ruas Ceará e Pernambuco foram desativadas. Com isso, a rua Dom João VI passa a ser a via preferencial nesses pontos, reorganizando o fluxo de veículos e eliminando o antigo sistema de rotatórias.
De acordo com o cronograma divulgado, mais uma intervenção está prevista para a próxima semana. Desta vez, o foco será no cruzamento com a rua Espírito Santo, seguindo o mesmo padrão de mudanças.
“Estamos promovendo essas adequações para preparar a via para a conversão em mão única, o que faz parte do sistema binário planejado em conjunto com a rua 7 de Setembro”, destacou o secretário de Mobilidade, Marcos Carlton Henning.
A decisão de alterar a configuração da rua Dom João VI está alinhada a um projeto de recapeamento asfáltico e à criação de um sistema binário com a rua 7 de Setembro. Este modelo, bastante utilizado em centros urbanos para otimizar o trânsito, consiste em direcionar o fluxo de veículos em sentidos opostos em vias paralelas, reduzindo congestionamentos e aumentando a segurança viária.
A iniciativa visa não apenas melhorar a fluidez do tráfego, mas também preparar a cidade para um crescimento sustentável, atendendo à demanda crescente de veículos na região central.
Com as mudanças em andamento, a prefeitura reforça o pedido para que motoristas estejam atentos à nova sinalização e às regras de trânsito nas áreas afetadas. "Essas alterações podem causar um período de adaptação, mas são fundamentais para o desenvolvimento da mobilidade urbana em Marechal Cândido Rondon", enfatizou o secretário.
Além disso, a secretaria lembra que outros cruzamentos e vias poderão passar por intervenções semelhantes, conforme o avanço do projeto.
As obras de recapeamento e reorganização do trânsito têm gerado expectativas positivas entre os moradores, embora alguns tenham demonstrado preocupações com o período de adaptação. Especialistas afirmam que sistemas binários, quando bem implementados, tendem a oferecer benefícios significativos, como redução de acidentes e maior eficiência no transporte urbano.