Eventos Itaipu 50 anos
Documentário “Itaipu 50 anos” celebra história de uma das maiores obras de engenharia do mundo
Série documental gratuita está disponível no YouTube e na Globoplay
09/01/2025 06h57
Por: João Livi
Enio Verri no lançamento do documentário. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

Os 50 anos de história da Itaipu Binacional, uma das mais impressionantes obras de engenharia do planeta, ganharam uma série documental emocionante, agora disponível gratuitamente no YouTube e na Globoplay. Lançada em 7 de julho de 2024, a produção convida o público a revisitar os momentos marcantes da construção e da trajetória da usina.

Histórias que emocionam

Composta por oito episódios de cerca de 20 minutos cada, a série é um convite para explorar não apenas os feitos técnicos, mas também as pessoas e as histórias por trás desse empreendimento monumental. Cada episódio aborda um tema específico, oferecendo ao espectador a liberdade de assistir em ordem ou separadamente.

Acessibilidade garantida

O documentário está disponível de forma ampla e gratuita. No YouTube, o público pode acessar o conteúdo pelo link direto: http://bit.ly/3W9dTil. Já na Globoplay, basta buscar por "Itaipu" ou acessar diretamente em https://bit.ly/4fO1cR0. Não há necessidade de assinatura para assistir aos episódios, que estão disponíveis como conteúdo aberto.

Produção de alto nível

A série é fruto de uma colaboração entre a Assessoria de Comunicação Social (CS.GB) e a Divisão de Imagem Institucional (CSII.GB) da Itaipu Binacional, em parceria com a produtora Vídeo Up. Sob a direção de Marcelo Hammarstron e com produção executiva de Digão Monzon, o material foi cuidadosamente elaborado para preservar o legado da usina e destacar sua importância para gerações futuras.

Ana Paula Hedler, chefe da Assessoria de Comunicação da Itaipu Binacional, ressalta a relevância do documentário:

“É um marco para essa e outras gerações futuras sobre a história da usina e das pessoas que contribuíram e contribuem para deixar um legado de uma das obras monumentais mais importantes do mundo”.