Eventos Sindicato Rural
Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon terá eleição da diretoria
Votação acontece em 7 de janeiro, com chamada para participação de todos os associados ativos
04/01/2025 15h28
Por: João Livi
Edio Luiz Chapla busca a reeleição como presidente. (Foto: João Livi)

O Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon realiza, na próxima terça-feira (7), a eleição para escolha da diretoria que estará à frente da entidade no próximo mandato, triênos 2025-2027. A votação ocorrerá na sede do sindicato, entre 8h e 17h, e é aberta a todos os associados em dia com a tesouraria.

Chapa única busca reeleição

Apenas uma chapa foi registrada para o pleito, encabeçada pelo atual presidente Edio Luiz Chapla e pelo vice-presidente Cevio Alberto Mengarda, que buscam a reeleição. Embora a liderança principal seja mantida, algumas alterações estão previstas em outros cargos da diretoria, indicando um esforço de renovação parcial e continuidade administrativa.

Chapla reforça a importância do engajamento dos associados no processo eleitoral:

“Precisamos atingir o número mínimo de votantes do nosso quadro social total para que a eleição seja validada. Por isso, convidamos todos os associados e associadas a comparecerem no dia 7 e exercerem seu direito de voto".

Contexto e abrangência

O Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon abrange, além da sede, os municípios de Quatro Pontes, Mercedes, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste. A eleição segue todas as exigências legais, incluindo períodos destinados à inscrição e eventual impugnação de chapas. Apesar dessas formalidades, a inscrição de apenas uma chapa reflete um consenso entre os associados sobre a atual gestão.

A votação será feita de forma presencial, e os eleitores terão a opção de aprovar ou não a única chapa inscrita.

Importância do sindicato para a comunidade rural

O Sindicato Rural é uma peça-chave no suporte ao agronegócio da região, oferecendo assistência técnica, representatividade política e apoio jurídico aos produtores. Em um cenário desafiador para o setor, marcado por questões climáticas, alta nos custos de produção e mudanças nas políticas públicas, a continuidade da gestão pode proporcionar estabilidade e continuidade nos projetos em andamento.

Serviço

Os associados são chamados a participar, garantindo a validação do processo eleitoral e fortalecendo a representatividade da entidade. É um momento de reafirmação do compromisso coletivo com o desenvolvimento do setor agropecuário local.