Em uma manhã movimentada desta sexta-feira (03) no Porto de Paranaguá, cerca de 455 passageiros do navio MSC Armonia desembarcaram nesta sexta-feira (03), trazendo novas energias para o turismo local. Com turistas provenientes de países como Argentina, Colômbia, Bolívia, Equador, Costa Rica e México, a cidade histórica se transformou em um epicentro de atividade cultural e econômica.
O receptivo, organizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR) em parceria com a Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur Litoral), ofereceu aos visitantes uma experiência completa: áreas de descanso, lounges, apresentações culturais, casa de câmbio e água gratuita. Além disso, estandes de todos os municípios do Litoral do Paraná destacaram atrativos turísticos e venderam pacotes de passeios.
"O cruzeirista que desce em Paranaguá acaba conhecendo mais do Litoral paranaense como um todo, aquecendo as economias locais", afirmou Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo.
A parada do MSC Armonia resultou na venda de mais de 330 pacotes turísticos. As opções variaram entre travessias para a Ilha do Mel, visitas aos municípios vizinhos e passeios pelo centro histórico de Paranaguá. Algumas empresas, como a Guará Ilhas e Trilhas, esgotaram seus pacotes.
"Vendemos todos os pacotes que tínhamos disponíveis. Esses turistas, sobretudo os argentinos, gostam muito das nossas praias", relatou Rhavy Costa, da Guará Ilhas e Trilhas.
Outro destaque foi a VPATUR, que comercializou cerca de 150 pacotes para a Ilha do Mel. A vendedora ambulante Gislaine Maria Bianchi também celebrou o movimento: "Os turistas compram muita água, docinhos e amendoim. Está sendo maravilhoso".
A presença dos cruzeiros em Paranaguá trouxe benefícios significativos para a região. Durante a temporada 2023/2024, mais de R$ 25 milhões foram injetados na economia local. Neste ano, a expectativa é ainda maior, com projeções de 15 mil turistas e a geração de cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos.
"Apenas nesta escala, temos mais de 1 mil turistas nacionais e internacionais transitando na cidade histórica. Para nós, é um sentimento de orgulho fomentar o turismo do Litoral por meio do Porto de Paranaguá", declarou Gabriel Vieira, diretor de operações da Portos do Paraná.
Com a escala desta sexta-feira, a temporada 2024/2025 de cruzeiros atinge a metade, com outras quatro paradas programadas até o final de janeiro. Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, destacou a consolidação do receptivo e o compromisso com melhorias para as próximas temporadas.
Enquanto isso, turistas como Sandra Alvarez, da Colômbia, e Julieta Muñoz, da Argentina, compartilham sua satisfação com as experiências vividas.
"Trouxemos os avós, filhos, netos e sobrinhos. Acredito que vamos guardar muitas memórias boas dessa cidade", disse Sandra, acompanhada por 17 familiares.