"Neste verão, as praias paranaenses se tornam um bom atrativo, com eventos de entretenimento e bem-estar que integram o projeto Verão Maior Paraná 2024/2025. Iniciadas no último sábado (28), as atividades já estão a todo vapor nos oito postos fixos estrategicamente localizados em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, no Litoral, e em São Pedro do Paraná e Porto Rico, no Noroeste. A programação segue de terça-feira a domingo, até 2 de fevereiro, proporcionando opções para todas as faixas etárias.
Cada uma das praias conta com uma equipe formada por coordenadores e estudantes de Educação Física, oferecendo atividades como aulas de ginástica, dança, recreação infantil, caminhadas, competições esportivas e gincanas. As atividades ocorrem pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 15h às 18h.
De acordo com Tiago Campos, diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), o projeto vai além do entretenimento. “O Verão Maior Paraná é uma ação estratégica que promove saúde, bem-estar e cidadania, movimentando também a economia local. Tudo é planejado para oferecer um ambiente seguro e bem estruturado”, afirma.
Em Caiobá, Matinhos, o posto de atendimento se destaca pela sua infraestrutura, que inclui parede de escalada, tirolesa, trapézio circense, pistas de skate e simulador de surf. Além disso, quadras para beach tennis, vôlei de praia e teqball compõem o cenário esportivo. Uma arena gamer, funcionando das 15h às 21h, oferece diversas plataformas de jogos eletrônicos, garantindo opções para os amantes de tecnologia.
Para garantir acessibilidade, cadeiras anfíbias permitem que pessoas com mobilidade reduzida aproveitem o mar com segurança e conforto. A estudante Ana Karoline Barbosa, de 20 anos, que atua no palco Sunset em Guaratuba, destaca o impacto das atividades: “Minha expectativa é cativar o maior número de pessoas através da dança, proporcionando muito entretenimento”, conta.
O projeto também se destaca como um espaço de aprendizado para os envolvidos. Pedro Lucas Pinheiro, coordenador do posto em Matinhos e veterano no projeto desde 2006, ressalta: “Essa é uma grande escola de formação. Aqui, os acadêmicos de diversas áreas têm a oportunidade de aplicar na prática os conceitos teóricos aprendidos na universidade”.
Os alojamentos destinados à equipe no Litoral também movimentam a economia local, gerando empregos para seguranças, profissionais de cozinha, limpeza e vigias. Para Júnior Bratti, vigia em Praia de Leste, o projeto vai além do trabalho: “É um movimento que faz bem à sociedade, promovendo integração entre moradores e turistas”.
Caiobá – Arena Verão Maior e Posto de Atendimento: Avenida Atlântica, entre as ruas Apucarana, Paranaguá e Ponta Grossa.
Guaratuba – Praia do Cristo: Final da Avenida Atlântica.
Matinhos: Avenida Beira Mar, entre as ruas Umuarama e Toledo.
Ipanema: Avenida Deputado Aníbal Khury, final da Avenida São Luís.
Shangri-lá: Avenida Deputado Aníbal Khury, final da Avenida Edo Puhl.
Praia de Leste: Avenida Deputado Aníbal Khury, final da Rua Rio Grande do Norte.
Porto São José (São Pedro do Paraná): Avenida Paraná.
Porto Rico: Prainha e Barranca.
Com uma programação diversificada e estrutura inclusiva, o Verão Maior Paraná promete transformar as praias e cidades do estado em cenários de lazer, saúde e integração para todos.
Que tal participar e aproveitar as praias paranaenses?