Em meio a desafios econômicos e sociais, a esperança no futuro ainda pulsa forte entre os brasileiros. Segundo pesquisa divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 49% entrevistados acredita que 2025 será um ano melhor para o Brasil. Embora o índice , todavia, reflete uma queda significativa quando comparado aos 59% registrados em dezembro de 2023.
Os dados revelam um cenário dividido: enquanto 66% consideram que 2024 foi um ano de manutenção ou melhora em relação a 2023, o otimismo diminuiu em relação ao ano anterior, quando essa percepção somava 79%. Além disso, o percentual de pessoas que consideram que 2024 foi um ano pior subiu de 20% para 32% no mesmo período.
Esse descompasso de opiniões reflete a complexidade do contexto nacional, como explicou Antonio Lavareda, sociólogo e cientista político:
"Os sentimentos para 2024 e as perspectivas para 2025 carregam sentimentos de otimismo e cautela, que refletem o que ocorreu ao longo de todo ano. De um lado, o período que se encerra teve um viés positivo para as pessoas e as famílias, com a alta do emprego, mas também foi influenciado negativamente pela seca, queimadas e pelo noticiário de alta da Selic, dos juros e da inflação".
Os números também apontam para um aumento da preocupação com o futuro. O percentual de brasileiros que acreditam que o país irá piorar subiu de 23% em outubro para 28% em dezembro de 2024, um salto de 11 pontos percentuais em comparação a dezembro do ano anterior.
Por outro lado, a pesquisa revelou que, apesar das adversidades, muitos enxergam resiliência no país. Dados do Ipespe, responsável pela coleta de informações entre os dias 5 e 9 de dezembro de 2024, mostram que o otimismo ainda predomina em todas as regiões brasileiras, refletindo uma confiança no potencial de recuperação e superação.
Os fatores que moldaram o humor do brasileiro em 2024 incluem tanto avanços quanto desafios significativos:
Embora a confiança tenha perdido força em relação ao ano anterior, o otimismo permanece resiliente. A pesquisa aponta para uma população que, apesar das adversidades, mantém os olhos no horizonte, buscando soluções e acreditando na capacidade do país de avançar.