Os passeios na usina de Itaipu estão com horários alterados pelos próximos 10 dias. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
A partir de hoje, 26 de dezembro, até 5 de janeiro, o turismo na usina da Itaipu, operado pelo Itaipu Parquetec, oferecerá horários estendidos para seus passeios. A iniciativa proporciona mais flexibilidade e acessibilidade para turistas e moradores da região.
Os visitantes podem explorar diferentes opções de passeios com maior frequência e disponibilidade:
- Itaipu Panorâmica: O passeio mais popular, com saídas a cada 5 a 10 minutos, das 8h30 às 17h.
- Itaipu Especial: Oferece nove saídas diárias, das 8h30 às 15h30, a cada 30 minutos.
- Refúgio Biológico: Disponível de quarta a segunda-feira, com seis saídas diárias, das 8h30 às 15h30.
- Itaipu Iluminada: Normalmente realizado às sextas e sábados, ganha um dia extra às quintas-feiras, começando às 19h.
- Ecomuseu: Exposições abertas de quarta a segunda-feira, das 8h30 às 16h.
Gratuidade para moradores dos municípios lindeiros
Os moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros têm direito a gratuidade em passeios selecionados, como o Itaipu Panorâmica, Itaipu Iluminada, Refúgio Biológico e as exposições do Ecomuseu. Para usufruir do benefício, é necessário apresentar um comprovante de residência em nome do visitante ou, no caso de menores de 18 anos, em nome dos pais.
Documentos aceitos para gratuidade
- Contas de serviços básicos (água, luz, gás, etc.);
- Declaração de aluguel registrada em cartório;
- Título de Eleitor ou declaração de Imposto de Renda;
- Contracheque de órgão público ou boletos com endereço do titular.
A lista de municípios contemplados inclui cidades no Brasil, como Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Guaíra, além de localidades vizinhas no Paraguai, como Ciudad del Este e Hernandarias.
Produção de energia a todo vapor
Enquanto os turistas desfrutam das atrações, a produção de energia na Itaipu segue ininterrupta. Em 2024, a usina já alcançou a marca de 65.948.943 megawatts-hora (MWh) até esta quinta-feira (26). Desde o início de sua operação, em 1984, Itaipu já produziu mais de 3 bilhões de MWh, consolidando-se como a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo.
Com 20 unidades geradoras e uma potência instalada de 14.000 MW, a usina atende 9,9% da energia consumida no Brasil e impressionantes 88,4% no Paraguai.