Educação Pouco aprendizado
1/3 dos estudantes das escolas públicas não aprendem o esperado, segundo suas famílias
Preocupação crescente entre pais e responsáveis reflete os desafios da educação no Brasil
26/12/2024 09h04
Por: João Livi Fonte: Agência Brasil
© Sam Balye/Unsplash

A educação no Brasil enfrenta desafios significativos, com um alerta vindo diretamente das famílias. Segundo uma pesquisa conduzida pelo Instituto Datafolha e encomendada pela Fundação Itaú e Todos Pela Educação, uma em cada três famílias acredita que os filhos não estão aprendendo o esperado para a idade.

A pesquisa ouviu 4.969 pais e responsáveis de crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos matriculados em escolas públicas municipais. Os resultados apontam tanto para a preocupação com o abandono escolar quanto para o desempenho acadêmico.

Demandas por melhorias no ensino

A insatisfação com os resultados atuais levou a demandas claras por mudanças:

Esse ponto de melhoria do ensino da matemática é algo perceptível para os pais que acompanham as dificuldades dos filhos em casa, destacou Natália Fregonesi, coordenadora de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação.

Infraestrutura e valorização de professores

Outros fatores destacados incluem:

Os professores são os profissionais mais importantes para garantir a aprendizagem. É crucial investir na formação e valorização desses profissionais, reforçou Fregonesi.

Alerta aos governantes

A pesquisa deixa um recado claro: é urgente priorizar a educação como política pública. As famílias clamam por melhorias, desde o fortalecimento do ensino básico até investimentos estruturais e humanos.

Em um cenário em que o abandono e a defasagem educacional preocupam, a união de esforços entre sociedade civil, governos e escolas será indispensável para transformar a realidade do ensino no Brasil.