Educação Qualidade
Paraná lidera ranking do Ideb e consolida sua posição educacional no Brasil
Educação de qualidade que transforma vidas e estabelece padrões de excelência
23/12/2024 11h39
Por: João Livi
Paraná consolida liderança no Ideb e reforça protagonismo no cenário nacional. Foto: Lucas Fermin/SEED

O Paraná reafirmou sua posição de destaque no cenário educacional brasileiro ao liderar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2024. Com um desempenho superior nos níveis fundamental e médio, o estado se consolidou como exemplo de excelência e inovação na educação pública.

Resultados que impulsionam o estado

Divulgados em agosto pelo Ministério da Educação e pelo Inep, os dados confirmam a liderança do Paraná em três importantes categorias do Ideb:

O avanço constante é fruto de uma gestão eficiente e de políticas educacionais integradas, que alinham desempenho acadêmico e inclusão social.

“Os resultados do Ideb são reflexo direto do trabalho incansável de nossos professores, diretores e estudantes. Estamos pavimentando o caminho para se tornar um modelo de ensino público na América Latina”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Educação que inspira

A rede estadual, que obteve nota 4,7 no ensino médio, é um exemplo claro de como planejamento e dedicação podem gerar resultados transformadores. Entre as iniciativas destacadas estão:

Para o secretário de Educação, Roni Miranda, o foco é aprimorar continuamente. “A liderança no Ideb demonstra que estamos no caminho certo. Seguiremos investindo em inovação e qualidade, ampliando oportunidades para nossos jovens”, disse.

Um futuro ainda mais promissor

Além dos avanços no Ideb, o Paraná homologou recentemente os resultados de 82 colégios que integrarão o programa Parceiro da Escola e anunciou a contratação de mais 1.100 professores. Também foi confirmada a progressão de 10 mil docentes, reforçando o compromisso com a valorização profissional.

Nos últimos anos, o estado mostrou um progresso consistente. Entre 2021 e 2023, a nota do ensino médio subiu de 4,8 para 4,9, mantendo-se à frente de estados como Goiás e Espírito Santo.

“Encerrar o ano com esses resultados nos motiva a investir ainda mais em 2025. Queremos garantir uma educação que transforme vidas e impacte positivamente a sociedade”, concluiu Miranda.