Turismo Praia
Quer ir para a praia? Que tal as do Paraná?
92% das praias do Paraná estão próprias para banho
20/12/2024 13h12
Por: João Livi
Primeiro boletim aponta que 92% das praias do Paraná estão aptas para banho. Foto: Alessandro Vieira/AEN

O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão 2024/2025 trouxe boas notícias para quem deseja aproveitar as praias e as prainhas de água doce do Paraná. Segundo o levantamento divulgado nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Água e Terra (IAT), 92% dos pontos monitorados estão aptos para banho. Dos 66 locais analisados, 61 foram classificados como próprios, reafirmando a qualidade das águas no estado.

Áreas de Risco

Embora o cenário geral seja positivo, cinco pontos foram considerados impróprios para banho, localizados em áreas de foz de rios ou drenagem urbana. Entre eles estão a foz do canal Caiobá, em Matinhos, a foz do Rio Olho D’Água, em Pontal do Paraná, e um ponto próximo ao trapiche de Encantadas, na Ilha do Mel. Outras áreas de risco incluem a região da Rua Pará, em Pontal do Paraná, e a Ponta da Pita, em Antonina.

Nas áreas de água doce do interior, duas localidades em São Miguel do Iguaçu também receberam bandeira vermelha, enquanto 15 outras, em cidades como Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Marechal Cândido Rondon, foram aprovadas para atividades recreativas.

"A qualidade das águas é monitorada semanalmente para garantir segurança e bem-estar aos banhistas", destacou o IAT em nota oficial.

Como é feita a análise?

As amostras são coletadas toda segunda-feira e passam por análises detalhadas no laboratório do IAT, em Curitiba. O principal indicador utilizado é a presença da bactéria Escherichia coli, que aponta a existência de esgoto sanitário clandestino. Quanto maior a concentração dessa bactéria, maior o risco de contaminação por organismos patogênicos, capazes de causar doenças como gastroenterite, hepatite A e febre tifoide.

A frequência do monitoramento é intensificada durante o verão, com boletins publicados semanalmente até o dia 28 de fevereiro de 2025. Neste ano, o total de boletins subiu de oito para 11, acompanhando o aumento do fluxo de banhistas.

Ferramentas para consulta

Para facilitar o acesso às informações, o IAT oferece o aplicativo “Balneabilidade Paraná”, disponível na Google Play, além de atualizações no site oficial (www.iat.pr.gov.br). Banners nos balneários também informam sobre a qualidade da água: azul para locais próprios e vermelho para impróprios.

Verão Maior Paraná 

O Governo do Paraná também intensificou os investimentos em infraestrutura e programas socioambientais para a temporada de verão. O projeto Verão Maior Paraná traz 33 shows gratuitos e uma agenda esportiva diversificada nas praias do litoral e na região Noroeste.

Confira a programação dos eventos do Verão Maior Paraná neste link.