Em um passo rumo à inovação e sustentabilidade, a Itaipu Binacional e a Petrobras formalizaram, no dia 19 de dezembro, no Rio de Janeiro, um protocolo de intenções que busca um cenário tecnológico e ambiental do Brasil. Este acordo visa explorar novas oportunidades em áreas como energias renováveis, robótica, cibersegurança e biocombustíveis, destacando o compromisso das duas gigantes do setor energético com o desenvolvimento sustentável.
“A colaboração mútua das equipes certamente levará a inovações com impactos positivos na economia do Brasil e no meio ambiente”, destacou André Pepitone, diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional.
A parceria conta com a participação de importantes instituições de pesquisa e desenvolvimento, como o Itaipu Parquetec e o CIBiogás, ambos ligados à Itaipu Binacional, e o Cenpes, o Centro de Pesquisas da Petrobras. Esses centros de excelência atuarão em frentes cruciais, como:
Magda Chambriard, presidente da Petrobras, ressaltou a sinergia entre as duas empresas:
“Petrobras e Itaipu são duas grandes empresas engajadas em prover energia de forma competitiva, justa e sustentável para a sociedade. Temos sinergias e nossas aspirações coincidem”.
O protocolo de intenções, com vigência inicial de dois anos e possibilidade de extensão por até cinco, reforça a convergência de objetivos entre as instituições. Desde outubro de 2023, quando as conversas foram intensificadas, avanços significativos já começaram a ser traçados. Um exemplo marcante foi a integração de tecnologias como o cão-robô Spot, utilizado pela Petrobras em testes iniciais, destacando o potencial da robótica para desafios operacionais.
Irineu Colombo, diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, enfatizou o impacto transformador da parceria:
“Hoje, com a assinatura deste protocolo de intenções, reforçamos nosso compromisso conjunto de liderar a transição energética no Brasil, promovendo impactos transformadores para a sociedade”.
Além de impulsionar avanços tecnológicos, a iniciativa projeta um impacto ambiental e econômico de longo alcance. Os estudos colaborativos entre Itaipu e Petrobras devem resultar em novos negócios, tecnologias de ponta e práticas sustentáveis que beneficiem diretamente a sociedade brasileira.