Turismo Turismo
Turismo no Paraná dispara e supera a média nacional em crescimento em 2024
Setor avança com infraestrutura renovada, maior oferta de serviços e impacto positivo na economia local
11/12/2024 16h24
Por: João Livi
Foto: Ari Dias/AEN

As atividades turísticas no Paraná apresentaram um desempenho expressivo em 2024, registrando crescimento de 6,1% entre janeiro e outubro, quase o triplo da média nacional de 2,3%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com esse índice, o estado ocupa a quarta posição entre os maiores avanços do Brasil, superado apenas por Santa Catarina (8,9%), Pará (8,6%) e Bahia (7,3%). O Paraná se destacou à frente de importantes polos turísticos, como Rio de Janeiro (5,5%), Minas Gerais (4,4%) e São Paulo (2,4%), consolidando-se como um dos principais destinos turísticos do país.

“O turismo paranaense está crescendo de uma forma nunca antes vista. Estamos avançando em diversos aspectos, como na infraestrutura, na oferta de serviços e na qualidade na prestação destes serviços”, afirmou Márcio Nunes, secretário de Estado de Turismo.

Faturamento do setor 

O crescimento da atividade turística também refletiu diretamente no faturamento das empresas do setor. Entre janeiro e outubro, a receita nominal das empresas ligadas ao turismo no Paraná aumentou 10,8%, acima da média nacional de 9,5%.

Esse avanço colocou o estado na quinta posição no ranking nacional de crescimento em receita, ficando atrás apenas de Bahia (16,3%), Minas Gerais (13%), Pará (13%) e Santa Catarina (13%).

“O turismo tem impacto na criação de empregos, geração de renda nos municípios e na melhoria na qualidade de vida das pessoas. A cada ano que passa, o Paraná se consolida como uma referência nesse setor”, destacou Nunes.

Investimentos estratégicos 

A expansão do turismo paranaense é impulsionada por uma série de investimentos estratégicos do Governo do Estado. A revitalização da orla de Matinhos e a inclusão de Paranaguá nas rotas internacionais de cruzeiros elevaram o Litoral a um novo patamar.

Outras regiões do estado também colheram os frutos de projetos significativos, como a melhoria das praias de água doce no Noroeste, a concessão do Parque Estadual de Vila Velha e o início das obras do Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu, em parceria com o Centre Pompidou de Paris.

“Realizamos capacitações de mais de 8 mil agentes de viagens, preparando-os para vender o destino Paraná no Brasil e no exterior. Esse avanço coloca o estado em destaque no mercado internacional”, enfatizou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.