Na manhã desta sexta-feira (6), o auditório da prefeitura de Marechal Cândido Rondon foi palco de celebração e reconhecimento. A entrega das medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) Mirim 2024 premiou 502 alunos da rede municipal, reafirmando o compromisso da educação local com o desenvolvimento acadêmico e o incentivo ao estudo da matemática.
O evento contou com a presença do prefeito Marcio Rauber, do secretário de Educação Fernando Volpato e do vereador Dionir Briesch, além de professores e familiares que aplaudiram os jovens talentos.
Na primeira fase da Obmep Mirim 2024, 2.630 estudantes do 2º ao 5º ano participaram. Após um rigoroso processo de avaliação, foram premiados:
O impacto do programa foi sentido em diversas escolas, como Antônio Rockenbach, Ana Paula, Waldomiro Liessen e Jean Piaget, que participaram ativamente da cerimônia de premiação. Nas demais instituições da rede, a entrega das medalhas ocorreu internamente, envolvendo toda a comunidade escolar.
A Obmep Mirim, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), vai além da competição. A iniciativa busca transformar a percepção das crianças em relação à matemática, utilizando exercícios criativos e lúdicos para tornar o aprendizado mais atrativo e significativo.
Segundo o secretário Fernando Volpato, a olimpíada é um marco no ensino municipal:
"Projetos como a Obmep são essenciais para aproximar os estudantes de uma disciplina tão importante e desafiadora como a matemática. É gratificante ver nossos alunos se destacando em nível nacional".
O prefeito Marcio Rauber destacou a importância do engajamento dos professores no sucesso dos alunos:
"Esse resultado é fruto de um trabalho conjunto. Professores, pais e estudantes estão de parabéns pelo empenho e dedicação. A educação é a base para um futuro melhor, e eventos como este nos enchem de orgulho".
Com resultados expressivos, a rede municipal de ensino se prepara para fortalecer ainda mais a participação em iniciativas como a Obmep Mirim. O objetivo é aumentar o número de participantes e incentivar novos talentos, promovendo uma cultura de valorização do aprendizado em matemática desde os primeiros anos escolares.