Turismo Turismo náutico
Turismo náutico no lago de Itaipu: motor de desenvolvimento regional
Assembleia dos Lindeiros destaca iniciativas estratégicas para fortalecer a economia e o meio ambiente
05/12/2024 10h19 Atualizada há 4 meses
Por: João Livi Fonte: Assessoria
O evento reuniu prefeitos, vereadores, representantes de associações comerciais e lideranças eleitas. Foto: Assessoria

Em um passo importante para o desenvolvimento regional, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu realizou sua Assembleia Geral Ordinária, nesta quarta-feira (4). O evento reuniu prefeitos, vereadores, representantes de associações comerciais e lideranças eleitas para discutir o futuro do turismo náutico no lago de Itaipu, reforçando a importância deste segmento como uma alavanca para o crescimento econômico e sustentável da região.

Oliver Hillel, vice-presidente do Instituto Orizzonte, apresentou os primeiros passos do estudo náutico contratado pelo Itaipu Parquetec, destacando a necessidade de um diagnóstico estratégico para mapear os desafios e oportunidades do uso do lago.

Explicou o vice-presidente do Instituto Orizzonte:

“Nos próximos 15 dias, trabalharemos diretamente com gestores e representantes locais para entender as particularidades da região. O objetivo é iniciar a implementação de soluções a partir de 2025, sempre focando na sustentabilidade e no uso consciente do lago”.

Um lago, muitas oportunidades

O turismo náutico foi apontado como um setor com enorme potencial inexplorado. Segundo Hillel, o uso estratégico do lago pode multiplicar as atividades de lazer, turismo e pesca sustentável, ao mesmo tempo em que promove a melhoria da qualidade da água e o engajamento comunitário.

Ressaltou Hilel:

“A região tem tudo para se tornar um destino de destaque, unindo desenvolvimento econômico à preservação ambiental”.

Para Evandro Grade (Zado), presidente do Conselho dos Lindeiros, o evento foi uma oportunidade de alinhar ações entre os 16 municípios da região. Ele destacou a importância do estudo do Instituto Orizzonte como base para a criação de um plano diretor integrado.

Afirmou o presidente do Conselho dos Lindeiros:

“O turismo náutico é uma das grandes chances de fomentar emprego e renda para as comunidades lindeiras, além de consolidar o lago como um atrativo turístico de destaque”.

O presidente do conselho destacou a importância do estudo do Instituto Orizzonte como base para a criação de um plano diretor integrado.

 

Avanços e próximos passos

O diagnóstico inicial do estudo náutico deve ser concluído em até 90 dias, servindo de base para a formulação de um plano estratégico. Este plano buscará orientar o uso sustentável do lago de Itaipu, conciliando benefícios econômicos, sociais e ambientais. A proposta inclui iniciativas para ampliar as atividades náuticas, melhorar a infraestrutura e fortalecer o turismo regional.

Além disso, a assembleia abordou outros projetos regionais em andamento, como a construção de terceiras pistas nas rodovias e programas voltados para a educação e sustentabilidade, como o Mais Ideb e o Convênio Linha Ecológica.

Integração e futuro sustentável

O Fórum Permanente de Turismo Náutico do Lago de Itaipu, que reúne entidades como Itaipu Parquetec, Itaipu Binacional, Adetur Cataratas e Caminhos, e o Conselho dos Lindeiros, será peça-chave na condução dessas ações. A expectativa é de que, com a implementação de políticas integradas, o lago de Itaipu se transforme em um polo de turismo náutico de referência nacional, gerando impacto positivo para todos os municípios da região.