Empresários, lideranças, acadêmicos e profissionais que buscam expandir os horizontes e o impacto das tecnologias de ponta no campo da computação, em especial na computação quântica, se reuniram nesta sexta-feira (22), na sede do Sebrae/PR em Curitiba, para o 1º Encontro de Computação Avançada. O evento reuniu 184 pessoas ao longo do dia.
Com realização do Sebrae/PR e da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), o evento conta com apoio das universidades UFPR, PUCPR, UTFPR, Unioeste, UEPG e Positivo, além das empresas Linked Data e ISH Tecnologia.
O objetivo do evento é fortalecer o ecossistema de inovação em computação avançada, como pontua Rafael Tortato, coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR.
"Este encontro promove a troca de conhecimento entre os principais atores da área de tecnologia da informação, além de estimular o crescimento da capacidade tecnológica do Brasil, em um ambiente de inovação e progresso. Queremos garantir que o País se mantenha competitivo e bem posicionado nos avanços globais em tecnologias emergentes", explica.
Josefina Gonzalez, diretora-presidente da Assespro-PR, enfatiza que o evento foi criado para jogar luz sobre as aplicações práticas dos computadores quânticos no mercado.
"Reunimos temas relacionados à computação avançada, como os usos da Inteligência Artificial (IA) e da computação quântica, para oferecer capacitação e reunir as universidades, fazendo essa conexão entre academia, empresas e instituições. A gente sabe que os computadores quânticos estão chegando ao Brasil, mas suas aplicações ainda são uma incógnita. O encontro foi criado para dar esse pontapé e ir avançando na temática, no contexto dos ecossistemas de inovação do Paraná, que são incríveis. Quanto mais integrados, mais fortes a gente fica.”
Com 106 mil empresas com atividades relacionadas ao setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o Paraná é o quarto maior estado do País em número de empresas do segmento, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Uma das principais iniciativas do Sebrae/PR no segmento é o programa Renova TIC, que oferece uma jornada para empresas do setor de tecnologia, impulsionando a integração regional, a inovação e geração de negócios nas pequenas empresas.
Durante o Encontro de Computação Avançada, foram premiadas as empresas que mais se destacaram no Renova TIC em 2024, uma por regional do Sebrae/PR:
● Tempus Sistemas - Leste
● Digitaldoc Software - Oeste
● Selecty - Curitiba
● Softbr Tecnologia e Informação - Norte
● Crachá Digital - Centro
● Sub100 Sistemas - Noroeste
● Softfocus Soluções - Sul
No Top 3 do ranking, foram elencados Crachá Digital (Centro), Sub100 Sistemas (Noroeste) e Softfocus Soluções (Sul).
Entre os tópicos discutidos no Encontro estavam aplicações em computação avançada; segurança e criptografia na era da informação e da inteligência de dados; exemplos práticos e implementações de tecnologias avançadas (saúde, agronegócio, indústrias e outros); aprendizado de máquina e IA de próxima geração.
Dentre os palestrantes convidados, especialistas de grandes empresas integraram a programação: Ana Paula Appel, engenheira sênior de IA e pesquisadora da IBM; William Tsunoda Meira, coordenador de dados e analytics de operações do Grupo Boticário; e Moysés Oliveira, líder de engenharia de dados do Grupo Volvo.
A palestra de encerramento foi realizada por Allan Costa, co-CEO da ISH Tecnologia, um dos expoentes no ecossistema de inovação e disrupção no Brasil.
“Trouxe uma reflexão a respeito das possibilidades que a tecnologia traz para a vida moderna, sobre a forma como essa mesma tecnologia vem mudando o mundo e, principalmente, sobre caminhos e possibilidades para potencializar o uso e efeitos desses avanços tecnológicos. Com foco no aspecto humano, ressaltando que o futuro não é necessariamente tecnológico ou dominado pelas IAs, mas sim um futuro onde a tecnologia e as IAs potencializam o ser humano, a partir da própria capacidade humana”, resume Allan.
O empresário Anderson Wachholz, da WLE, veio de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, com uma comitiva de 20 integrantes do programa Renova TIC.
"É minha primeira vez num evento do Sebrae/PR em Curitiba. Trabalhamos com desenvolvimento de softwares IRB, voltados principalmente para indústria, varejo e atacado. Temos hoje mais de 1.200 clientes ativos em todo o País, com foco principal na Região Sul. As ações do Renova TIC e eventos como esse são fundamentais para a gente relembrar e aprender muitas aplicações práticas para o nosso negócio, acho que é o maior diferencial para quem participa", avalia.