Empreender IA
Jucepar moderniza serviços com Inteligência Artificial no Empresa Fácil
Inovação promete agilizar processos e beneficiar contadores e empreendedores no Paraná
21/11/2024 09h03
Por: João Livi Fonte: Agência Estadual de Notícias
Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil Foto: Jucepar

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) deu início a uma importante etapa na modernização de seus serviços: o treinamento de uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) para uso no sistema Empresa Fácil. Com a novidade, a autarquia pretende tornar mais ágil e eficiente o processamento dos cerca de 1,5 mil processos diários, como registros e alterações de empresas, além de cadastros de leiloeiros e tradutores.

A implementação da IA visa especialmente beneficiar os principais usuários do sistema, como contadores e empreendedores, que frequentemente recorrem ao Empresa Fácil para formalizar negócios. De acordo com o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, o impacto será significativo:

“Essa tecnologia nos permite reduzir o tempo de análise e melhorar a satisfação do usuário, além de consolidar o Paraná como referência nacional em eficiência no registro empresarial".

A autarquia pretende tornar mais ágil e eficiente o processamento dos cerca de 1,5 mil processos diários

Atualmente, o tempo médio para abertura de uma empresa na Jucepar é de 9 horas e 53 minutos, colocando a instituição como a segunda mais rápida do Brasil. A meta é reduzir esse prazo para apenas 6 horas até o fim da atual gestão.

Automação e integração humana

Embora a IA seja capaz de realizar uma pré-análise, destacando possíveis inconsistências e pontos críticos, o trabalho humano continuará essencial. Os analistas da Jucepar revisarão os processos identificados pela tecnologia, garantindo precisão e qualidade. Segundo Rigoni, espera-se reduzir o trabalho manual em pelo menos 50%.

O diretor-geral da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), Christiano Puppi, elogiou a iniciativa:

“O poder público enfrenta desafios maiores na adoção de inteligência artificial, mas a Jucepar se destaca por estar à frente, testando e ajustando a ferramenta com foco na necessidade dos empresários".

Impacto nos municípios

O projeto de modernização também engloba a consolidação do sistema Empresa Fácil em municípios paranaenses, ajudando a superar entraves locais na abertura de novos negócios. A expectativa é que, até 2025, a IA esteja acessível aos cidadãos, permitindo que divergências em documentos sejam identificadas antes mesmo da formalização do processo.

Com o treinamento em fase final e os testes previstos para encerrar até o fim do ano, a Jucepar reforça seu compromisso em oferecer serviços modernos e eficientes. A iniciativa contribui diretamente para a competitividade do ambiente de negócios no estado, beneficiando tanto pequenos quanto grandes empreendedores.