O Governo do Paraná, em parceria com o Senai-PR, deu início a uma nova fase do Programa Jornada de CT&I do Setor Industrial, que visa fortalecer a produtividade e competitividade das indústrias paranaenses. O lançamento da Chamada Pública no valor de R$ 10,9 milhões ocorreu nesta terça-feira (19) no Campus da Indústria da Fiep, marcando um novo capítulo para a transformação do setor industrial no estado.
A iniciativa financia bolsas para Agentes de Eficiência Produtiva e Agentes de Implementação Tecnológica, profissionais especializados em pesquisa, desenvolvimento e inovação, que irão atuar diretamente nas empresas, promovendo soluções estratégicas e tecnológicas.
O programa foca na aceleração do crescimento de micro, pequenas e médias indústrias de diferentes segmentos, contemplando tanto a Região Metropolitana de Curitiba quanto cidades estratégicas do interior, como Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Francisco Beltrão.
Os 106 bolsistas selecionados, cada um recebendo uma bolsa mensal de R$ 5.152 por um período de dois anos, contarão com mentoria, treinamentos e suporte técnico do Senai-PR. Essas ações visam alinhar inovação tecnológica às demandas específicas do setor industrial, garantindo que os avanços gerem impacto real na produtividade.
“Unimos governo, universidades e empresas para criar um ambiente propício ao crescimento sustentável e competitivo da indústria”, destacou Edson José de Vasconcelos, presidente da Fiep.
A parceria engloba múltiplas instituições, incluindo a Fundação Araucária e as secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). Para Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária, o programa reflete o potencial da chamada "quádrupla hélice" – união entre academia, empresas, sociedade e governo – para alcançar objetivos comuns.
Durante o evento, foram apresentados os detalhes do edital e os conceitos da Jornada da Produtividade. O gerente sênior de Tecnologia e Inovação do Senai Paraná, Fabiano Scheer Hainosz, e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, destacaram o impacto esperado da iniciativa, tanto na melhoria da competitividade quanto no desenvolvimento sustentável das indústrias.
As instituições estaduais de ensino superior têm até 19 de dezembro para enviar propostas alinhadas aos objetivos do programa. Após análise e possíveis recursos, o resultado final será divulgado em 17 de março. A seleção e contratação dos bolsistas terá início em seguida, garantindo que as ações comecem ainda em 2025.
O secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, enfatizou o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento integrado: “A Jornada da Produtividade reforça nosso empenho em atender às reais necessidades da população, conectando ciência, tecnologia e inovação às demandas do setor produtivo".
Para ter acesso ao edital CLIQUE AQUI.