Na noite desta terça-feira (19), Marechal Cândido Rondon será palco da formatura de aproximadamente 380 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia está marcada para as 19h30 no Auditório Ecos da Liberdade e contará com a presença de pais, educadores e membros da comunidade.
O evento terá como destaque uma apresentação especial da Banda Proerd da Polícia Militar, com sede em Ponta Grossa, além do reconhecimento aos alunos que se destacaram ao longo do programa.
O Proerd é uma iniciativa que reúne esforços da Polícia Militar (PM), administração municipal, escolas e famílias para capacitar jovens a fazerem escolhas seguras e responsáveis. Ao longo de dez lições, ministradas semanalmente pela policial militar Joselaine de Oliveira, os estudantes aprenderam a:
- Reconhecer os riscos e malefícios das drogas;
- Resistir à pressão de colegas;
- Denunciar casos de bullying de forma segura;
- Fortalecer habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal;
- Viver longe da violência e das drogas.
O programa, com encontros de uma hora por semana, é direcionado a turmas do 5º ano, momento crucial no desenvolvimento das crianças.
Nesta edição, alunos de diversas instituições de Marechal Cândido Rondon participaram do Proerd, incluindo:
- Escola Comandante Luiz Augusto de Morais Rego (Porto Mendes);
- Escola Júlia Wanderley (Novo Horizonte);
- Escola Floriano Peixoto (Iguiporã);
- Escolas Jean Piaget, Osvino Weirich, Waldomiro Liessen e 25 de Março;
- Colégios Martin Luther e Rui Barbosa.
Após ser retomado no município em 2017, durante a gestão do prefeito Marcio Rauber e do vice Ilario Hofstaetter (Ila), o Proerd ganhou ainda mais força em 2022, após a interrupção causada pela pandemia. Hoje, a iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Mobilidade, reforçando o compromisso de Marechal Cândido Rondon com a formação de cidadãos conscientes e resilientes.