Mais de 80 empresários paranaenses marcaram presença na 15ª Expo Paraguay Brasil, o maior evento de negócios entre os países. O evento, realizado nos dias 7 e 8 de novembro, em Luque, região Metropolitana de Assunção, no Paraguai, é uma iniciativa da Câmara de Comércio Paraguay Brasil (CCPB) que promove as relações comerciais entre o Paraguai e países vizinhos, oportunizando conexões e networking.
O Sebrae/PR e parceiros promoveram o acesso de empresários paranaenses à Feira. Muitos participaram das rodadas de negócios e visitas técnicas de benchmarking (metodologia de avaliação da empresa em relação à concorrência), bem como de agendas com lideranças do Paraguai.
“Aqui, conseguimos fazer o benchmarking com empresas de outros setores e tivemos vários feedbacks sobre como funciona o mercado, as melhores práticas, quais são os desafios e as demandas do Paraguai. Além da feira e da rodada, visitamos quatro empresas locais para entender desde fornecedores até cadeia logística, prazo de produção e perfil de consumidores. Conseguimos marcar reuniões, recebemos alguns convites para ter algumas agendas fora daqui e queremos estar novamente no próximo ano”, relatou.
Pedro Tiago Vicente da Silva é empreendedor da área indústria de móveis de Sabáudia, região norte do Estado. Segundo ele, a experiência foi positiva com vistas a abertura de mercado no país vizinho.
“É um evento onde se começam muitos contatos e projetos futuros, tanto para investimento dentro do Paraguai, quanto para a exportação Paraguai-Brasil e vice-versa. O que mais me chamou a atenção foi a abertura que o governo do Paraguai tem para fazer a importação de produtos e dos incentivos para se investir aqui. Pretendo continuar esse relacionamento com o Paraguai e, de repente, a partir daí efetivamente fazer negócios”, enfatizou.
Michel Becker é empreendedor na cidade de Toledo, também da região Oeste paranaense. De acordo com ele, a participação na Feira fez a diferença para ampliar a visão sobre a cooperação bilateral, principalmente, no âmbito dos negócios.
“Estamos numa região próxima do Paraguai. A feira é um ambiente que apresentou potencial para que a gente possa expandir os negócios e estimular a cooperação bilateral. Vemos muitas oportunidades pensando tanto no aspecto da exportação, quanto importação”, destacou Michel, que também é diretor da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).
A ação de mercado para os empresários paranaenses teve a parceria do Sebrae/PR, da Fecomércio/PR, Sistema Fiep e Ocepar, que há anos promovem, em conjunto, o movimento de internacionalização das empresas do Estado. Na feira, as instituições atenderam em estande compartilhado e ainda promoveram agendas de networking e encontro com o embaixador do Brasil, no Paraguai, José Marcondes de Carvalho.
“A pauta empresarial de mercado e a aproximação institucional são pontos importantes do trabalho realizado na Expo Paraguay Brasil. Ao mesmo tempo em que foram promovidos negócios e contatos, estimulamos uma agenda com lideranças públicas e diplomáticas, com foco no fortalecimento da cooperação binacional”, avaliou Luiz Antonio Rolim de Moura, coordenador de Mercado Empresarial do Sebrae/PR.
A Expo Paraguay Brasil, segundo balanço projetado pelos organizadores, recebeu mais de 3 mil visitantes – quebrando o recorde dos anos anteriores. Os resultados são considerados surpreendentes pelo diretor da Câmara de Comércio Paraguay Brasil (CCPB) e coordenador geral do evento, Junio Dantas.
“É um evento empresarial, então buscamos atingir um público de empresas. Neste ano, superamos a projeção de negócios de U$198 milhões do ano passado e acreditamos que chegaremos ao marco a U$210 milhões em 2024. Foi satisfatório e nós temos, realmente, tudo para continuar crescendo, posicionando este como o maior evento da relação Brasil-Paraguai”, celebrou Dantas.
Durante o evento, estiveram presentes o presidente do Paraguai, Santiago Peña; o vice-governador do Paraná e presidente da Fecomércio PR, Darci Piana; o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; o presidente da Câmara de Comércio Paraguay Brasil, Antonio Carlos dos Santos; o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira; o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira; o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Giménez; o embaixador do Brasil no Paraguai, José Marcondes de Carvalho; a cônsul-geral do Paraguai em Curitiba, María Amarilla; o secretário do Planejamento do Paraná, Guto Silva; e o diretor de relações internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes.