A campanha Novembro Vermelho está em execução em Marechal Cândido Rondon. Em nível municipal, a ação é desenvolvida pela prefeitura, através da Secretaria de Saúde. O objetivo é conscientizar e prevenir as pessoas sobre o câncer de boca.
A iniciativa é realizada no decorrer deste mês em todos os postos de saúde, com orientações transmitidas pelos dentistas nas unidades. Recentemente, uma palestra aconteceu no posto de saúde do bairro São Lucas.
15 mil novos casos de câncer de boca são diagnosticados no Brasil a cada ano
Conforme fonte da secretaria, todas as pessoas devem estar atentas aos riscos, preferencialmente tabagistas, usuários de substância alcoólica e aqueles que se expõem bastante ao sol. Além disso, é importante observar qualquer alteração na boca, como feridas que não cicatrizam há mais de 15 dias; manchas vermelhas, esbranquiçadas ou negras; sangramentos sem causas conhecidas; e aftas prolongadas.
Apesar de ser uma doença grave, o câncer de boca pode ser prevenido com ações simples no dia a dia, como a correta higiene bucal. Quando constatado e tratado na fase inicial, a doença tem cura.
Instituições ligadas ao setor de saúde apontam que 15 mil novos casos de câncer de boca são diagnosticados no Brasil a cada ano, aproximadamente 900 deles no Paraná.
O câncer de boca pode ser prevenido com ações simples no dia a dia