Eventos 15ª Expo Py/Br
15ª Expo Paraguay Brasil começa com lideranças empresariais e políticas
Considerado o maior evento de negócios entre os países, feira estimula o relacionamento comercial e a cooperação em diversos segmentos
08/11/2024 18h31
Por: João Livi Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR
Presença autoridades nacionais na abertura reforça atratividade da Expo. Fotos Adriano Oltramari

A 15ª Expo Paraguay Brasil segue até esta sexta-feira, dia 8 de novembro, em Luque, região metropolitana de Assunção, no Paraguai, com mais de 80 empresários paranaenses buscando networking e negócios com potenciais parceiros comerciais do país vizinho. A abertura, nesta quinta-feira (7),  contou com a presença do presidente do Paraguai, Santiago Peña; do vice-governador do Paraná, Darci Piana; do governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; do presidente da Câmara de Comércio Paraguay Brasil, Antonio Carlos dos Santos; entre lideranças empresariais e diplomáticas de ambos os países.

Ernani Moura Amaral Filho, empreendedor em Curitiba, que tem uma indústria na área de soluções químicas para a rotina de indústrias, cuidados domésticos e automotivos, participa com espaço no estande da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). No ano passado, Ernani conheceu a feira em Assunção. Agora, dentro do estande, pretende fechar negócios e está participando das rodadas.

“A ideia é transformar os contatos em negócios. Tenho agendas com supermercados, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção. Vamos trabalhar para efetivar parcerias comerciais no Paraguai”, projetou Ernani.
De Foz do Iguaçu, Taiuska Lima, investidora e empreendedora com duas startups, uma na área de agro e outra para agentes de viagens, participa da feira com a caravana promovida pelo Sebrae/PR. Na sua primeira incursão no evento, analisa as possíveis oportunidades. 

 

A 15ª Expo Paraguay Brasil segue até esta sexta-feira, dia 8 de novembro, em Luque/Paraguai

 

 

“Vamos buscar contatos, participar das rodadas para gerar negócios. A gente percebe oportunidades para a inovação e vai conectar nossas soluções com o potencial mercado paraguaio”, completou Taiuska. 

 

Mulheres no mundo dos negócios

 

A 15ª Expo Paraguay Brasil,  que acontece no Centro de Convenções Conmebol, tem como enfoque “mulheres no mundo dos negócios”.  No seu discurso, o presidente Santiago Peña destacou a presença da ministra Claudia Centurión e valorizou o impacto das mulheres na geração de empregos e na diversificação da economia paraguaia. Seguindo nessa linha, citou setores-chave como a indústria, onde a participação das mulheres representa 44%, com crescimento constante.

O presidente ressaltou que o comércio bilateral entre o Paraguai e o Brasil ultrapassou os 6,5 milhões de dólares em 2023, graças a uma relação entre os dois países, unidos por uma cooperação em áreas como energia, comércio e infraestruturas.

“Não há melhor país para investir do que o Paraguai. Temos uma economia estável, legislação favorável ao capital estrangeiro, taxa de crescimento sólida, força de trabalho jovem e incentivos fiscais competitivos”, afirmou, lembrando ainda que o ambiente favorável para negócios, com incentivos fiscais e aduaneiros, permite às empresas acessar mercados internacionais com vantagens competitivas.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, disse que foi feliz a escolha do tema desta edição: as mulheres no mundo dos negócios.

 

Tem como enfoque “mulheres no mundo dos negócios

 

 

“A valorização do componente feminino na sociedade tem que permear todos os nossos esforços”, disse, falando ainda de negócios entre os países: “de fato, o Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai. Mas há lugar para mais. Os negócios celebrados nesta Expo – e estou seguro de que serão muitos – abrirão novos caminhos rumo à inovação, ao crescimento empresarial, aos investimentos e à geração de empregos”, apontou Vieira.

O vice-governador do Paraná e presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, lembrou da parceria da Federação e do setor produtivo, desde a primeira feira binacional e projetou resultados no evento de 2024.

“Estamos com mais de 80 empresários do Paraná para fazer negócios e estreitar laços. Temos um grande volume de negócios do nosso estado com o Paraguai e podemos ampliar, desde que sigamos juntos para trabalhar melhorias para os dois lados da fronteira”, pontuou Piana, referindo-se também à parte de logística de transporte.

A ação de mercado para os empresários paranaenses tem a parceria do Sebrae/PR, da Fecomércio/PR, Sistema Fiep e Ocepar, que há anos promovem, em conjunto, o movimento de internacionalização das empresas do Estado.

“Estamos, junto com nossos parceiros institucionais, aproximando empresas do Paraná para promover cooperação comercial e técnica em nível binacional. A feira, que começou com o Paraná e o Paraguai, ganha maior presença brasileira, com instituições empresariais também de estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, fortalecendo o cenário de cooperação entre os países”, destacou Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.

Também participaram da abertura da feira o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira; ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Giménez; embaixador do Brasil no Paraguai, José Marcondes de Carvalho; a cônsul-geral do Paraguai em Curitiba, María Amarilla; o secretário do Planejamento do Paraná, Guto Silva; e o diretor de relações internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes.

A 15ª Expo Paraguay Brasil é promovida pela Câmara de Comércio do Paraguai no Brasil, uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 2001, como uma comunidade empresarial para promover o desenvolvimento comercial binacional e, por sua vez, constituir um elo entre parceiros e instituições públicas, organizações oficiais, privadas e instituições.