Cerca de 700 profissionais da educação participaram nesta semana, em Santa Helena, do 1º Fórum do programa Mais Ideb nos municípios Lindeiros. No evento, foram apresentados os resultados do primeiro ano do convênio celebrado entre a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, que tem como objetivo melhorar a educação básica na rede pública dos 16 municípios lindeiros.
Com investimento de mais de R$ 24 milhões por parte da Itaipu, o convênio se estende até o final deste ano e deve ser renovado para mais um ano. As ações incluem apoio pedagógico e formação para os profissionais da educação, alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 - Educação de Qualidade.
O programa Mais Ideb abrange todos os estudantes do 1º ao 5º ano das escolas municipais, beneficiando cerca de 34.926 alunos e 1.385 professores. Os materiais de apoio incluem apostilas de Língua Portuguesa e Matemática da coleção “Aprova Brasil” e diversas obras literárias da coleção “Território da Leitura”, da Editora Moderna.
Marechal Cândido Rondon esteve representado por um grupo de professores. Além da solenidade com a participação das autoridades e a apresentação dos resultados do programa pela Editora Moderna, o fórum teve uma palestra com o professor Dr. Albino Szesz Júnior sobre o tema “Impulsionando inovação e eficiência - o poder transformador da tecnologia e da educação”. Albino trouxe informações sobre os avanços da inteligência artificial e algumas dicas de como usar esta ferramenta para aprimorar o ensino, através de uma implementação consciente, tendo a tecnologia como aliada.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).