De olho nas oportunidades da data, 31,4% dos entrevistados na região Oeste afirmam que aguardam a campanha promocional para fazer suas compras, enquanto outros 36% consideram a possibilidade de adquirir algum item, dependendo das ofertas.
Na região, 24,4% têm o hábito de comprar mais durante a Black Friday, enquanto 43% preferem avaliar com cautela as ofertas, comprando apenas se o desconto for realmente atrativo. Apenas 32,6% não se empolgam com a data.
Os itens de maior interesse para o público da região Oeste são os eletrônicos (53,6%), seguidos de eletrodomésticos (44%), vestuário e calçados (20,2%) e viagens e turismo (7,1%).
A pesquisa também mostra que 74,1% dos consumidores planejam fazer uma avaliação prévia de preços, e 32,9% intensificam as comparações na semana que antecede a data.
O valor médio estimado para as compras na região é de R$ 1.082,43, sendo que os homens devem gastar um pouco mais, com um tíquete médio de R$ 1.126,25, enquanto o público feminino deve desembolsar em média R$ 1.030,88.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a pesquisa reflete a tendência de consumo no Paraná para uma das principais datas do comércio, apontando que o planejamento e a comparação de preços seguem como fatores decisivos para a maior parte dos consumidores. “De forma geral, é uma oportunidade para antecipar as compras de Natal, renovar os eletrônicos e economizar em bens duráveis, que são naturalmente mais caros. E, inclusive, no momento pré-Black Friday, é possível encontrar boas ofertas e promoções, pois além desses descontos estarem disseminados em diversos setores econômicos, tanto de produtos e serviços, eles não se limitam mais a um dia, nem a uma semana, podendo se estender por períodos maiores”, afirma.
A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, avalia que a data no calendário do consumidor segue ganhando força e, por isso, os negócios precisam se preparar para o período, seja na gestão de estoques, negociação com fornecedores, aproximação com empresários vizinhos e potenciais parceiros, capacitação da equipe e organização do ambiente.
“O período representa uma oportunidade, acentuada ainda com essa mudança no comportamento do consumidor, pois a data vem se consolidando e se tornando mais visada do que em qualquer outra época do ano. Esse momento é ideal para que quem empreende concentrar seus esforços nos canais de atuação, focando em chegar de forma assertiva no cliente, seja no físico ou digital”, aponta.