Eventos Eleições OAB
Chapa “Advocacia em Ação” fará combate permanente contra golpe do “falso advogado”
O golpe do “falso advogado”, que tem lesado tanto profissionais da categoria e pessoas em geral
29/10/2024 17h35
Por: João Livi Fonte: Assessoria
Advogados da chapa “Advocacia em Ação”, que concorre à diretoria da OAB rondonense. Foto: Divulgação

Um crime, que se tornou comum nas manchetes recentes dos noticiários e que já fez diversas vítimas na Comarca, entrou no radar de propostas da chapa “Advocacia em Ação”, que disputa a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Marechal Cândido Rondon.
Trata-se do golpe do “falso advogado”, que tem lesado tanto profissionais da categoria como seus clientes. 
Neste tipo de crime, o estelionatário entra em contato (via Whatsapp, telefone ou e-mail) com a pessoa física ou empresa que está com processo na Justiça. Fingindo ser o advogado contratado para atuar no caso, o criminoso exige o pagamento por PIX ou boleto bancário, afirmando que o valor cobrado é referente a custas processuais. 
A vítima faz o pagamento e, quando percebe que caiu em um golpe, dificilmente consegue recuperar o dinheiro.
Segundo a advogada Daiana Gentilini, candidata a presidente da OAB rondonense pela chapa “Advocacia em Ação”, este tipo de delito deve ser combatido através de campanhas permanentes de conscientização, informando a população sobre como esse golpe é praticado. 
“A OAB-Paraná já realiza campanhas como essas, mas é necessário reforçar estes alertas localmente. É preciso esclarecer as pessoas da região que nenhum pagamento deve ser realizado por boleto ou pix sem a confirmação da procedência. Ou seja, o cidadão deve checar a informação com o seu advogado, antes de fazer qualquer pagamento”, afirma Daiana Gentilini.
De acordo com a candidata, uma vez eleita presidente, a OAB local vai fará divulgação massiva e permanente na mídia, alertando sobre esse crime e como as pessoas podem se proteger.
Ao mesmo tempo, Daiana Gentilini garante buscar unir os inquéritos das vítimas que caíram no golpe. para concentrar esforços junto à Polícia. E, deste modo, proporcionar mais agilidade no andamento das investigações, visando à punição dos criminosos.
Além desta, outras 15 propostas de gestão foram elencadas pela chapa “Advocacia em Ação”, as quais estão divididas em quatro eixos: “estrutural”, “judicial”, “profissional” e “social”. 
A chapa, inscrita com o número 22, ainda tem como candidatos a vice-presidente, Itamar Dall’Agnol; secretária geral, Pamera Riegel Zachow; secretário-geral adjunto, Robson Lopes; e tesoureira, Francielli Sachser.
A eleição para nova diretoria da OAB de Marechal Cândido Rondon acontece em 22 de novembro.